quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quem sou eu?

QUEM SOU EU?

Texto base: 1 Crônicas 29.14,15

Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos. Diante de ti somos estrangeiros e forasteiros, como os nossos antepassados. Os nossos dias na terra são como uma sombra, sem esperança.

Quem sou eu? Muitos dizem que todas as pessoas em algum momento de sua vida já se fizeram essa pergunta. É verdade? Veremos...

Somos bombardeados por todos os lados com perguntas desse tipo: Quem sou eu? O que está pensando agora? Vemos isso nas redes sociais, Orkut, Twitter, Blogs, Facebooks dentre outros.

Entretanto, essa pergunta não é recente, como vimos no versículo base, Davi já havia perguntando ao Senhor quem ele era para merecer tão grande bondade. Essa pergunta também não nos cabe?

Segundo relata a História e a Filosofia, essa pergunta, Quem sou eu, era um dos pensamentos socráticos, transcritos por Platão, onde Sócrates vivia a meditar em questões filosóficas, na qual sua máxima era: Só sei que nada sei.

E nós podemos dizer isso? Só sei que nada sei? Não sabemos quem somos? Vejamos o que Paulo nos fala em 1 Coríntios 3.16 Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”.

Não sabemos para quê existimos? Não compreendemos a razão da nossa existência? O nosso propósito aqui na terra? De onde viemos e para onde vamos?

Pensemos por um momento...

Quanto essa pergunta surge, uma das coisas que veem a nossa mente é o quão errados somos, o quão nossos pecados estão sempre diante de nós. O salmista Davi já nos dizia isso no Salmo 51.3. Contudo, vamos refletir em que agora somos, uma vez que fomos mortos para o pecado, e somos novas criaturas em Deus. (2 Coríntios 5.17)

Portanto, meditemos como deve ser nossas ações à luz da Palavra de Deus.
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (GÁLATAS 2. 20)

Nesta mesma perspectiva o apóstolo Paulo nos fala em 2 Coríntios:
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 CORÍNTIOS 5.15)

Assim sendo, já morremos para o pecado, para o mundo. Agora não vivemos mais para nós mesmos, e sim para Cristo, uma vez que Cristo vive em nós. Se isto é verdade, logo, concluímos: se eu já não vivo mais para mim mesmo, tenho que não mais satisfazer as vontades da minha carne, e viver o que Cristo nos ensinou. E o que Cristo nos ensinou? Qual o mandamento mor?

Em Mateus 22.36-39 obtemos a resposta:
Nós só conhecemos o amor, porque Cristo nos amou primeiro. (1 João 4.19). O apóstolo fala que o amor de Cristo o constrange. (2 Coríntios 5.14). Com efeito, quais são as ações que mostram que Cristo habita em nós, e que estamos em seu amor?

Observemos o que está escrito em Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança; Contra estas coisas não há lei”.

Desta forma, quaisquer atitudes nossas de amor, só é feita porque Cristo habita em nós, nos amou primeiro. Então toda glória seja dada à Deus, em todos os nossos atos. Algumas passagens na Bíblia ratificam essa verdade de nos gloriar em Deus.
Eis aqui algumas delas:
Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. (JEREMIAS 9.23,24)

Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus. (1 CORÍNTIOS 3. 21 -23)

Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação. (GÁLATAS 6.14 ,15)

Enfim, “... quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 CORÍNTIOS 10.31)

Portanto, somos filhos de Deus, imitadores de Cristo, devemos ser reflexos do Senhor, uma nova criatura em Cristo Jesus.
Ah... também sabemos para onde vamos...(2 Pedro 3.13; Apocalipse 21.1,20. E o que nos espera... (1 Coríntios 2.9)!!!

No amor de Deus, que nos revela quem somos,
Marcelo Costa 


0 comentários:

Postar um comentário