quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ao pé da letra - Hora de dormir - Parte III


Olá pessoal! Hoje chegamos ao fim das nossas reflexões sobre humildade. Nas duas partes anteriores meditamos sobre nossa relação com Deus e como não temos escolha a não ser humilharmos diante do Senhor. Hoje quero falar sobre a nossa relação com o nosso semelhante. Se queremos aprender algo sobre humidade, não há outro professor, só Jesus pode nos ensinar ao pé da letra. Veja o texto:
3 Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava,
4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5 Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Jo 13:3-5
Nesse texto entendemos bem a frase: “... não tomou por usurpação o ser igual a Deus...”, pois Jesus, mesmo sabendo que Deus entregou tudo em suas mãos, preferiu servir a seus servos.
Naquela época, as pessoas tinham um costume de oferecer água aos visitantes que chegassem a suas casas, para lavar os pés. Jesus numa simbologia de receber os discípulos em seu reino, não só oferece água, mas ele mesmo lava os pés dos seus servos.
O mais importante, é que isso não constrange Jesus, enquanto nós sempre temos por constrangedor a ideia de servirmos ao nosso semelhante, não queremos dar a impressão de sermos menores do que aqueles a quem servimos, sabe como isso se chama? Arrogância é justamente o contrário da humildade. Muitos confundem modéstia com humildade, não estamos falando em parecer humilde, isso é modéstia, estamos falando em ser humilde, isso é servir a todos, é justamente se sentir menor que todos e achar dignidade em servir ao próximo.
Por tanto, quero que todos entendam que ninguém é humilde por que tem um celular simples ou se veste sem sofisticações, nesta série de estudos vimos que humildade se baseia em assumir nossa pequenez diante de Deus, humilharmos a Ele todos os dias por meio da obediência, e hoje vimos que na nossa relação com as pessoas essa humildade é demonstrada pelo sentimento de servo em relação aos outros. Então até semana que vem, quero encerrar este estudo com um trecho de uma música que fala sobre o assunto que estudamos, fiquem na paz.
“A grandeza de um homem se mede pela humildade, pela verdade, pela sinceridade, pela submissão ao Deus de verdade.”
Último dia (Ap 16)

0 comentários:

Postar um comentário