terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ao pé da letra - Nascer de novo


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
2 Coríntios 5:17

Ao lermos 2 coríntios 5, temos a imagem bem clara que Cristo nos amou e perdoou de graça, Paulo chega até a afirmar que é garantida uma casa nos céus aos que estão em Cristo (vs1). E que aqueles que foram perdoados são chamados a não mais viverem em seus próprios caminhos mas a manifestarem a vida de Cristo em suas vidas, para tanto a bíblia sempre deixa bem claro que não podemos continuar sendo o que éramos antes de Cristo habitar em nós. Lendo este texto e o capítulo 3 do Evangelho de João temos esta imagem mais clara ainda, de que para vivermos com Cristo devemos morrer para nós mesmos sepultarmos nossas vontades e nascer do Espírito, ou seja, ser uma nova criatura como afirma o texto que lemos no início.

Tudo bem, mas, como isso acontece? Como sei que nasci de novo?
As respostas encontrei em dois lugares, primeiro lendo Mateus 6. 22-23 e depois lendo e ouvindo através da excelente pregação do PR. João Eduardo o texto de Romanos 12. 1-2. Nos dois textos pude compreender que Deus opera o novo nascimento em nós transformando duas partes cruciais do nosso corpo, os olhos e a mente.

Vamos ver o texto de Mateus 6:

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

A nova criatura em Cristo continua sendo pecadora mas há uma diferença muito grande: Agora os seus olhos são bons. A operação da santidade em nós não vem de fora para dentro e sim de dento para fora, por tanto não adianta um homem se isolar do mundo ou mudar de cidade para fugir do pecado, se não houver uma transformação na sua forma de enxergar a vida você nunca mudará, você não nasceu de novo.

Agora vejamos Romanos 12:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O escritor faz um pedido sincero àqueles que ele considera serem novas criaturas, que só são assim pela misericórdia e compaixão de Deus, que transformassem suas vidas em um constante culto de adoração a Deus, e a maneira com que isso aconteceria era pela renovação da mente. Não adiantaria nada ele pedir que os crentes não tomassem a forma de vida (não sede conformados) desse mundo, se Deus não renovasse a mente deles, isso deixa bem claro que a misericórdia e graça redentora de Cristo opera em nós matando nosso velho homem e dando vida a uma nova criatura, com uma nova mente, a mente de Cristo.

Transformados pois os olhos e o pensamento temos uma nova vida, creio na doutrina da eleição mas essa eleição não escolhe simplesmente o homem para ser salvo de qualquer maneira, Deus nos escolhe e nos transforma de criaturas abomináveis e que só se apressam em fazer o mal a novas criaturas com o olhar de Cristo para enxergar o pecado e se distanciar, enxergar o próximo e amá-lo, enxergar a Cristo e seguí-lo. Com uma nova mente para não mais pensar segundo o mundo nem “amar” segundo o mundo mas a produzir com abundância o fruto do espírito (Gálatas 5. 22).

Desejo ardentemente que os que lêem esta mensagem se ainda não nasceram de novo tenham um encontro real com Cristo que os leve a transformação dos olhos e da mente, gerando uma nova vida, vida de santidade em Cristo Jesus, amém.

Renato Abreu.

1 comentários: