quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ao pé da letra - "Cruz"


E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

Quando você lê ou escuta este texto, o que você imagina que Jesus estava nos mandando fazer? Sei que as respostas podem ser muitas, mas queria trazer para vocês aquilo que eu entendo.
Na verdade sempre que vi alguém falando sobre este texto foi dizendo que a cruz que Jesus está falando são as nossas dificuldades ou algo que nos aflinge e que não podamos nos livrar, não venho aqui descordar dessas pessoas, venho apenas dizer que existem outras lições muito ricas que podemos tirar desse texto.
Para começar queria dizer o que eu entendo por “Cruz”. Primeiro: O que era acruz de Jesus? A cruz do Senhor era muito mais do que um pedaço de madeira difícil de carregar, era a conclusão da missão de Jesus na terra, aquilo que o Pai ordenou que ele fizesse. Segundo: O que era a cruz para a sociedade na qual Jesus vivia? Para os judeus era a maior maldição que um homem podia sofrer (Dt 21:23), para os romanos era tão vergonhoso e horrendo que uma lei garantia que nenhum cidadão romano poderia morrer daquela maneira. Portanto podemos entender que a cruz não era só algo difícil, era algo horrível, vergonhoso, maldito e muito doloroso mas era algo que Deus ordenou que fosse feito e que por total obediência Jesus o fez.
Agora podemos aplicar as nossas vidas. A maioria das coisas que Deus nos ensina tem sido a cada dia mais ridicularizadas, desprezadas e tratadas como vergonhosas pela sociedade em que vivemos, por isso acho tão importante trazer pra vocês essa reflexão. Obedecer a Deus e seguir tudo o que Jesus nos ensinou muitas vezes pode doer, pode ser difícil e ser um motivo de piada entre aqueles que lhe cercam e não conhecem a Deus, mas é o que Jesus ordenou que fosse feito por aqueles que dessejam seguí-lo.
Outra condição que Jesus impõe para seus seguidores é negar a sí mesmo. Outra ordem para a qual o próprio mestre nos deu um exemplo fantástico quando na noite em que foi capturado para ser crucificado, Jesus faz uma oração sinsera a Deus e diz: “Pai, se for possível afasta de mim esse cálice contudo seja feita a tua vontade e não a minha” (Lc 22:42). Ele confessa que está com medo, que sua mente humana não quer aquilo, que se houvesse outra maneira optaría por não passar por todo aquele sofrimento, mas nega a sua própria vontade por obediência e adoração ao Pai. O que podemos aprender é que Deus não exige de nós a ausência de medo e até de dúvida, mas ele exige fé para entregar todos esses medos e dúvidas a Ele em oração e apesar de tudo obedecer.
Por tanto quero convidá-lo a negar a você mesmo, preferindo obedecer a Deus do que a sua vontade, tomar a sua cruz, assumindo e carregando aquilo que Deus te ordena, sua missão e sua obediência, não tendo vergonha de mostrar que é filho de Deus. Ou seja quero convidá-lo a seguir a Jesus.

Renato Abreu.

1 comentários: