quarta-feira, 14 de março de 2012

Ao pé da letra - Arrependimento: A condição para o perdão


Hoje, queria meditar sobre a graça de Deus. Graça quer dizer favor imerecido, ou seja, o fato de ter Deus enviado seu filho para que fossem perdoados os nossos pecados, foi de graça, não merecíamos. Mas não podemos confundir merecimento com condição, Deus não nos pede merecimento para sermos perdoados, mas nos impõe uma condição, e podemos observar isso várias vezes através da bíblia. Hoje queria meditar num versículo bem conhecido:
2° Crônicas, capítulo7, versículo 14.
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
O versículo, já começa direcionando bem o recado, não é para qualquer pessoa, é para o povo chamado povo de Deus. Nessa ocasião, Salomão havia concluído o templo, no versículo 16 Deus diz que escolheu aquela casa, hoje nós somos a casa, o templo e morada do Espírito, e disse que fixaria nessa casa seus olhos para sempre e a santificaria.
A bíblia diz que o povo de Deus são aqueles que ouvem sua voz e a obedecem, portanto a mensagem do arrependimento deve ser pregada a toda criatura, mas nem todos entenderão, só aquele que entende pode ser chamado filho de Deus.
Em seguida o versículo começa a nos mostrar as condições dadas por Deus para que sejamos perdoados. “... orar, e me buscar,” não adianta nada enchermos nossa mente de remorso e acharmos que isso é arrependimento, mais adiante veremos que arrependimento envolve muito mais coisas do que sentimento de culpa.
“qualquer ser humano tem a capacidade de sentir remorso, mas só aqueles que ouvem e atendem a voz de Deus, oram e buscam a Deus, pedindo-lhe forças para alcançar arrependimento e por consequência o perdão.” (Renato Abreu)
Agora chegamos ao ponto, onde o versículo nos mostra o verdadeiro fruto do arrependimento, “... se converter dos seus maus caminhos” arrependimento tem a ver com conversão, conversão significa transformação, é mais que mudança, é mudança total. Sim, isto serve para um pecador que ainda não conhece a Cristo, mas também serve para nós que dizemos conhecer o Senhor, mas muitas vezes não demonstramos nada, frutos dignos do arrependimento, ou seja, provas reais de que nos arrependemos, nos convertemos.
Muitas vezes nós acreditamos que o ato da conversão consiste em receber a oração na igreja e confessarmos a todos que agora somos crentes, mas o ato real da salvação acontece no momento em que Deus mostra ao pecador seu estado miserável em que se encontra, quando Deus abre nossos olhos espirituais para que possamos enxergar o lamaçal em que estamos vivendo, então nós vemos o quanto temos ofendido a Deus e isso gera o verdadeiro arrependimento, a vontade de voltar atrás para desfazer tudo o que fizemos de errado. Como isso não é possível, Deus nos dá uma nova chance, uma nova vida, por isso somos novas criaturas.
O novo nascimento ocorre quando Deus faz morrer o velho homem que era escravo do pecado e faz nascer um novo ser arrependido e disposto a viver segundo a vontade de Deus.
Por tanto, queria que você acabasse esta leitura com um propósito: pensar se realmente isso já aconteceu com você, se em algum momento você sentiu nojo de todos os seus pecados. Se isso já aconteceu isso significa que você teve um real encontro com cristo, mas o Senhor exige de nós santidade todos os dias, e mesmo um santo está sujeito à queda, e se isso acontecer Deus perdoa, mas a condição para isso é o arrependimento. Muitas vezes o fato de sermos crentes, nos faz crer que somos automaticamente perdoados quando pecamos, gerando um ciclo vicioso de pecado e “falso arrependimento”.  Por tanto nossa vida deve ser um exercício ininterrupto de reflexão a cada ato, pensamento e palavras, devemos nos examinar sempre e ver se precisamos nos arrepender de algum mal caminho pelo qual estamos trilhando.
E se você ainda não passou pelo novo nascimento, peça isso a Deus, mesmo que você ache que não sabe orar, diga com sinceridade como quem fala a um amigo: Deus me faça arrepender-me dos meus maus caminhos, me faça enxergar a condição pecadora em que estou, me faça nascer de novo.
Então Deus ouvirá dos céus, perdoará os seus pecados e sarará a sua terra.
Que Deus nos abençoe!
Renato Abreu

0 comentários:

Postar um comentário