terça-feira, 2 de abril de 2013

#AoPéDaLetra-Verdade ou Mentira?


Olá pessoal! Voltando a escrever e dessa vez sob uma responsabilidade grande. Acontece que esses dias estive conversando com amigos sobre a diferença entre dizer-se cristão e ser cristão e se podemos ou não dizer que alguém é cristão ou não pelas suas atitudes.
O fato é: Precisamos definir bem o que é e o que não é cristianismo, pois como viveremos de uma forma que não temos a exata definição do que é?
Por tanto se nós aprendermos pela palavra de Deus o que é viver como um cristão, inevitavelmente saberemos quando alguém pratica algo diferente do cristianismo, não saberemos e graças a Deus por isso, se alguém é ou não cristão, acredita ou não em Deus, vai ou não para o Céu. Mas não há como fujir de saber se alguém está ou não praticando um legítimo cristianismo.
Então vamos entender a missão desse texto: Precisamos saber o que é e o que não é ser cristão. Precisamos saber se temos ou não vivido o cristianismo. E precisamos saber se devemos ou não julgar o cristianismo que outra pessoa diz que vive. Para cumprir tal missão, escolhi dois textos de Apocalipse onde Deus julga duas igrejas e define uma como cristã e a outra como morta.

Vamos ver o que Deus diz sobre uma igreja morta:

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Apocalipse 3:14-19

Você já bebeu água morna? Pois da próxima vez que precisar vomitar, faça isso, é tiro e queda e é essa a expressão que Deus usa para descrever o que a igreja de Laodicéia lhe causava, ânsia de vômito. E sabe por quê? Por que eles nem eram quentes e nem frios, ou seja, nem viviam a palavra de Deus e nem percebiam isto, e Deus afirma que seria muito melhor se eles fossem frios ou quentes ou seja se é para não ser cristão é melhor pra você que isto seja bem claro e definido, pois se você está distante de Deus e sabe disso você está muito mais próximo de uma reconciliação do que quando está distante de Deus e acha que está perto. E o que leva a perceber que a segunda situação acontecia em Laodicéia é a afirmação que Deus faz em seguida: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” Ou seja, aos olhos humanos e turvos deles eles não precisavam de mais nada pois o seu tesouro estava na terra, justamente o que Jesus condenou por várias vezes. Declarando que se ajuntássemos tesouro na terra e não no Céu nossa vida seria em vão, por tanto fica claro perceber que a vida que se assemelha a vida dos laodicenses é uma vida que diz viver o cristianismo mas não vive..
Por outro lado, o texto deixa claro que Deus ama aquela igreja e não deseja aquele triste fim para eles, tanto que envia esta mensagem justamente para corrigí-los de suas práticas, ordenando que eles comprem de Deus o que realmente enriquece alguém, a riqueza que vem de Deus, a santidade (vestes brancas) o Espírito Santo e a sua Palavra (colírio). Podemos concluir que se Deus ama alguém e essa pessoa ou grupo incorre nos mesmos erros de Laodicéia Deus vai corrigí-los com sua palavra e isso pode acontecer por meio de pessoas que estão em comunhão com Deus. Ou seja, ao olharmos os ensinos de um determinado grupo, podemos sim perceber se este ensino baseia-se no cristianismo ou não, o que não nos dá a conclusão de que aquela pessoa não é cristão mas que não tem praticado o cristianismo e se é cristão, será repreendido e corrigido por Deus no tempo exato.

No próximo post responderei a pergunta: Porque e em qual situação devo julgar se alguém anda em comunhão com Deus ou não?


Aguardem!
Grande abraço!
Renato Abreu.

1 comentários: